A literatura é uma arte. Ela participa,com as outras formas de manifestação artística, de um esforço humano para melhor compreender a realidade que nos cerca. A arte , em geral, traduz a necessidade humana de ampliar a compreensão do mundo. Com esse intuito, o artista toma a realidade como ponto de partida e , captando seus dados essenciais, recria-se como objeto artístico,em um processo do qual participam sua sensibilidade e seu poder imaginativo.Nesse trabalho de ampliação e redefinição de limites,o artista se vale dos meios e técnicas que são característicos da sua linguagem artística.
No caso da literatura, apossa-se do amplo mundo de signos e de possibilidades combinatórias que é a língua,utilizando-o na confecção de textos que, se mantêm algum v´nculo com o uso predominantemente comunicativo do dia-à-dia,extrapolam esses limites ao transformar a mensagem em algo que vale mais por por si mesmo do que por aquilo que possa trazer de informação sobre um possível referente.
O uso literário da língua combina os elementos que a formam de maneira que a captação de sentido de cada um deles depende do seu relacionamento com os demais na totalidade que é o texto literário; Essa investigação dá-se um trabalho cuidadoso de busca de relações entre os vá rios elementos formadores do texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário