Nos primeiros tempos de colonização, o tupi,conhecido pelos portugueses como língua geral,chegou a ultrapassar em difusão o próprio português.
Muito simples foneticamente, sem conjugação nem declinação, o tupi foi utilizado pelos jesuítas na sua obra de catequese e pelos comerciantes em seus negócios com a popula´~ao local.
Em 1759, com a expulsão dos jesuítas, o uso da língua geral foi proibido no Brasil. Sua contribuição fundamental para o português deu-se no léxico Calcula-se que existam cerca de dez mil palavras de origem tupi no vocabulário português do Brasil.
Entre essas palavras encontramos,por exemplo,topônimos;nomes de pessoas; substantivos referentes á flora e à fauna nacionais; nomes de utensílios, crenças, enfermidades, fenômenos da natureza; frases e expressões e verbos adaptados à morfologia portuguesa.
Cedo, no entanto, os portugueses perceberam que o índio era pouco apto para os trabalhos da agricultura. Houve a necessidade de indivíduos mais fortes, primeiro para o cultivo da cana-de-açúcar e mais tarde para o trabalho nas minas. Da África foram trazidos negros e escravizados.
N a Bahia, onde se fixaram os sudaneses, a língua africana geral foi o nagô ou ioruba. No resto do país, a língua foi o quimbundo, falado pelos negros da familía banto.
Obrigados ao contato com os senhores brancos, os negros adotaram como segunda língua o crioulo português do tipo nagô ou quibundo, segundo a região que viviam. Muitas vezes, esses dois crioulos fundiram-se entre si ou com o crioulo tupi e influenciaram profundamente a fala brasileira.
Além do tupi e das línguas africanas, o português do Brasil foi enriquecido com vocábulos de línguas indígenas da América.
Podemos exemplificar alguns vocábulos: niteroí ,ceará, catumbi ,Jurema ,Araci, Moacir, capim, cupim, macaxeira, araponga, arapuca, urupema, mingau, curupira ,iara, carijó, guri, xará, acablocar-se, acaipirar-se, capinar, moleque ,quitanda, banzo, samba, ogum, orixá, exu, abará , acarajé, cochilar, xingar, chocolate , batata, poncho, araucária, alpaca, cacique ,piroga, abacate,coiote e tantas outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário