terça-feira, 20 de março de 2012

DE DENTRO PRA FORA, DE FORA PRA DENTRO

''Liberdade pra dentro da cabeça',
canta o grupo Naritus.

Nós completaríamos: liberdade é podermos expressar aquilo que temos dentro da cabeça. Para isso precisamos articular o pensamento e expressá-lo sob forma de linguagem. Gestos,sons,imagens-- a linguagem para a expressão pode ser múltipla. O importante é que possamos colocar para fora o que pensamos.O problema que esse ''colocar pra fora"acaba sendo limitado pelas relações sociais.
Não estamos sós no mundo, e a vida pode ser comparada á brincadeira infantil cabo-de-guerra, aquela em que uma pessoa ou grupo de pessoas puxa a corda para o seu lado enquanto outros fazem o mesmo ladao oposto: um jogo de forças e habilidades em que se tem por finalidade participar e ganhar.
Uma das formas de expressão do pensamento é a linguagem verbal.articulada na forma da fala e da escrita. tendo como base uma língua.
A língua nesse sentido é a corda que, no exercício do jogo da linguagem, é esticada para um ou outro lado.
Quando nascemos herdamosá língua, mas é nas relações sociais que fazemos a linguagem,comunicamos nossos pensamentos,contruímos nossas relações.
Nesse sentido ganhar o jogo significa analisar as forças  e habilidades que tem uma língua como forma de expressão para ganhar o jogo das variedades linguísticas e conquistar assim" a liberdade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário